Oi Viajantes queridos, na minha última viagem a Curitiba conheci o estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como a Arena da Baixada, do time Atlético Paranaense. Não sei vocês, mas apesar de não acompanhar nada de futebol, super curto conhecer os estádios e fazer aquela visita guiada a Arena da Baixada Clube Atlético Paranaense.
O estádio tem capacidade para 43.000 torcedores, na visita guiada conhecemos um pouco da história do clube, com 2 maquetes enormes do local, além de visitarmos onde tudo acontece em dias de jogos como: arquibancadas, setor vip, tribuna, camarotes, transmissão, sala de imprensa, vestiários e vamos mostrar tudo aqui para vocês de como foi essa nossa experiência.
A visita guiada pelo estádio tem hora marcada e eles são pontuais, portanto vamos chegar cedo.
O gerente comercial Gustavo Campos e Pedro Branco nos contaram toda a história do clube, shows, curiosidades e também como é a visita e o tour guiado para qualquer tipo de visitantes.
Após a palestra fomos presenteados com a camisa do Sócio Torcedor, que eu amei!! Depois quem nos acompanhou por todo o estádio, foi o guia Wellington. Começamos conhecendo um dos camarotes e pudemos ter a visão dos torcedores daquele setor.
Existem 35 camarotes e 1.000 cadeiras VIP na Arena da Baixada. Os camarotes existem opções de 12, 16 ou 20 poltronas, com sala privada climatizada, totalmente mobiliados, serviço de alimentação incluído e estacionamento VIP com 3, 4 ou 5 vagas (dependendo do número de poltronas).
Na área VIP, onde estão localizadas as cadeiras VIP, os torcedores têm à disposição um lounge climatizado, decorado e mobiliado com utilização mista de 3.200 metros quadrados. Além disso, tem alimentação (diferenciada do camarote), acesso limitado ao anel VIP e entrada privativa para o lounge VIP.
Neste setor, os torcedores podem comprar de uma a várias cadeiras, sendo o número ilimitado.
As entradas dos torcedores contam um sistema biométrico (em parceria com o Detran), sendo assim um sistema muito seguro e que pode identificar torcedores proibidos pela justiça de frequentar jogos de futebol em estádios. Todos os outros estádios deveriam implementar este sistema, não acham?
Em seguida fomos conhecer a cabine de imprensa, e já imaginei o Galvão Bueno narrando todo o jogo daqui de cima.
Depois passamos pela Zona Mista, Coletiva de Imprensa e em seguida chegamos ao vestiário do clube, com banheiras de hidromassagem e relaxamento muscular, duchas e o roupeiro onde ficam enfileirados todos os armários separados de cada jogador com seu uniforme e a sala de aquecimento.
Reparem no gramado sintético, de ótima qualidade, na verdade todo o material é importado da Itália à base de fibras naturais e orgânicas (gelfio). Ele parece demais com uma grama natural e foi aprovado pela FIFA.
O teto retrátil passou a ser o primeiro estádio da América Latina e o primeiro do hemisfério sul a ter esta tecnologia para estádios de futebol. Se o tempo estiver normal em Curitiba, o que é raro, o tempo de fechamento ou abertura total do teto é de 25 minutos!
O que me impressionou foi a limpeza e a área de todo o estádio, tudo bem organizado.
Confira o vídeo para conhecer um pouco mais do estádio:
Informações sobre o Tour:
Horário do tour: De terça-feira a domingo às 9:30, 10:30, 11:30, 14:00, 15:00 e 16:00
Valores:
R$ 20,00 inteira;
R$ 10,00 meia-entrada;
Sócios Furacão têm 50% de desconto.
Meia-entrada: estudantes, professores, idosos [acima de 60 anos], doadores de sangue, menores [3 a 12 anos] e portadores de deficiência e acompanhante, com documentação válida;
É proibido realizar o tour com alimentos, bebidas e animais.