Mais uma viajante se aventurou em Paris, e enviou seus relatos para o #ViajandoSemMedo. Um Roteiro de Paris em 3 dias.
Sempre quis viajar para fora do país, era uma meta distante. Mas alguns sonhos são construídos aos poucos, com cuidado e paciência. No ano passado (2012) me peguei no seguinte pensamento: ” Gostaria de acordar no dia do meu aniversário(17/09/13) em Paris.” Comentei com uma amiga que já havia viajado pra lá e ela me indicou a Flavia Kitober que trabalha na You & Us – Agência de Viagens e Turismo. Foi uma viagem muito curta, menos que uma semana. Viajei pela TAP, chegando dia 16/09 e saindo dia 19/09.
Fiquei hospedada no Hotel Montparnasse(excelente) no bairro de mesmo nome. É um bairro de escritores muito charmoso e calmo, perto do metro. Utilizei uma única estação, o que pra mim foi um ganho e tanto, pois abri mão do translado e do guia, mesmo assim a minha viagem foi “Incrível”. É Claro que contei com várias dicas das minhas colegas de trabalho que já haviam viajado pra Paris. Aqui vão algumas que fizeram toda a diferença pra quem não fala Francês e viaja sozinha:
Comprei passagens (ida e volta), pelo site (http://www.lescarsairfrance.com) para o (ônibus)Les Car da AirFrance, mesmo que não tenha viajado por esta companhia. O ônibus sai do aeroporto de Orly e, no meu caso, fez uma parada na Gare Montparnasse. Os funcionários da companhia embarcam e desembarcam sua bagagem. É só imprimir o bilhete e mostrar ao motorista dizendo aonde vc quer descer. Comprei bilhetes do metro – 10 tíquetes (sai mais barato), dá uma olhada no site abaixo, tem o passo a passo (fácil):http://www.maosdevaca.com.
Comprei também pelo site http://ticket.toureiffel.fr o bilhete da Torre Eiffel, escolhendo dia, hora e os pavimentos(pois você pode escolher visitar somente o 2° andar ou ir ate o topo)chegando lá você entra por uma área VIP, funciona mesmo, pontualíssimo. É só imprimir o voucher , mostrar a funcionaria que fica na área VIP e bom passeio!Do bairro que fiquei ate a Torre Eiffel eu usei somente uma estação para ir e voltar, fácil.O Bairro é uma graça, tem uma rua (Deguerre), que tem supermercado, farmácia, café, Delicatessen, salão, um charme só.
Outra dica que dou e que funcionou muito bem para mim, foi usar o Batobus (pelo Rio Sena)que custa 15 euros e vale pro dia inteiro até as 19:00h, a estação fica em frente a Torre Eiffel, ele vai parando em vários pontos turísticos. Como estava por conta própria essa foi a melhor forma de conhecer Paris sem me perder, descia no lugar que queria e depois voltava pra estação para pega-lo novamente, sem contar que é lindo!
Comprei o ticket do Louvre antes de ir, mas este você precisa ir a uma Loja FNAC de lá e trocar pelo passaporte do museu. Achei no Champs Elysee, muito fácil.Bom, vamos falar de segurança:
Segurança
Cuidado com as meninas que andam em bando no metro…são profissionais. Não usam de violência, mas roubam sem você sentir. Felizmente eu assisti , uma semana antes de viajar, uma matéria da Globo News, sobre estas meninas. Um dos golpes e jogar um anel no chão e perguntar se te pertence, enquanto você dá atenção a uma das meninas outra vem por trás e te rouba sem você perceber.Tem outras mulheres que ficam perto da Torre Eiffel, elas ficam com um papel na mão como se fosse um abaixo assinado e assim que tem a atenção da vítima aplicam o roubo.
Alimentação
Não fiz nenhuma aventura gastronômica, pois não tinha tempo e nem dominava o idioma. Mas a dica que recebi foi a seguinte: compre sua comida no supermercado e leve para o hotel e eu fiz isso. Deu super certo, pois o hotel que fiquei só oferecia o café da manhã(ótimo). Claro que fiz questão de provar os tão famigerados Macarons e uma verdadeira Eclair. Uh la la.Fiz um pacote de ligação internacional, caso eu tivesse um imprevisto e precisasse ligar para o Brasil, mas já me disseram que o ideal é você comprar um chip da operadora local, sai mais em conta.
Andrea Barreto