Cedi o espaço para uma amiga querida, a Carol, brasileira, moradora de Nova York, para contar um pouco sobre um dos passeios que ela adora fazer por lá.
Fiquem por dentro de como é a famosa casa do Rockefeller.
Acredito que a maioria dos turistas brasileiros em Nova York acham que o turismo se concentra apenas na ilha de Manhattan e a atrações como a Estátua da Liberdade, Top of the Rock, Empire State building, Brooklyn Bridge etc. Mas se engana quem acha que Nova York se resume apenas a isso: prédios e pontes, museus de ambientes fechados e a ilha de Manhattan.
Hoje vou dar uma dica cultural para aqueles que estão, ou estarão, a passeio em Nova York e quer conhecer algo diferente do convencional.
Acho que vocês já ouviram falar de um lugar muito popular, principalmente na época de Natal, chamado Rockefeller Center, não é mesmo? Muito conhecido pela famosa pista de gelo e a árvore de Natal gigantesca montada la. Ah! E também que ficou muito conhecida no Filme Esqueceram de Mim 2…hehe. Pois bem, o passeio de hoje é na casa do próprio Rockefeller localizada no condado de Westchester(alguns minutos ao norte da ilha de Manhattan).
Uma breve história sobre Rockefeller
John Davison Rockefeller é conhecido como o americano mais rico da história moderna do mundo. O industrial e filantrópico norte-americano foi o cofundador da companhia Standart de Óleo que dominava a indústria de petróleo nos Estados Unidos. Ele, conhecido como JDR, se tornou o primeiro bilionário do país com sua fortuna estimada no auge de sua riqueza em $336 bilhões de dólares*. Poderíamos estimar que sua riqueza chegava a mais ou menos 2% da economia nacional. Podre de rico, né? Por isso ele, e por consequência sua família, são muito conhecidos em território norte-americano. E o legado da família Rockefeller perpetua até hoje. Netos e bisnetos se tornaram figuras políticas, outro membro da família se tornou CEO(diretor) de um dos bancos mais conhecidos dos EUA, o Chase Bank e por aí vai…
Não querendo me estender mais, mas gostaria só de fazer uma ressalva a uma frase do JDR em reconhecimento a sua esposa Laura “Cettie” que não podia passar em branco. Ele reconhece e agradece a sua esposa por seu julgamento ter sido sempre melhores que os dele. Sem os conselhos afiados dela, ele teria sido um homem pobre. Isso que é homem, reconhecendo a mulher que estava sempre por trás de seu sucesso. Legal né? Tem muito mais história legal deles, mas vou encerrando por aqui. Hihihi
Sobre o passeio
Eu sou uma pessoa que até curto um passeio em um museu convencional, mas às vezes é chato ver tantas esculturas, telas, pinturas, figuras e fotos, não é? Eu gosto mais de saber e passar por lugares onde pessoas relevantes da história marcaram presença.
E assim é formado o conjunto de casas histórias de uma organização chamada Historic Hudson Valley. A casa do Rockefeller, chamada de Kykuit, faz parte desse projeto de popularizar uma história que aconteceu aqui pertinho de Manhattan.
A casa é linda e bem moderna para a época que foi construída. Não quero fazer spoilers mas tem construções e detalhes muito legais e a frente de seu tempo. A decoração é muito baseada no Ocidente, muitas figuras e louças trazidas da China.
Para os amantes de artes, também tem muitas peças em exposição na própria casa, pois a filha e o neto de JDR eram apaixonados por arte(até com peças de Picasso hein!). Para os amantes de automóveis, tem também a coleção de carros da época de JDR. E sem deixar de fora os amantes de paisagem e jardins, tem também um passeio pelos jardins da casa e suas maravilhosas vistas(que aliás, Kykuit significa belas, enormes vistas em alemão)
Tem algumas opções de tours(que detalharei abaixo) na casa para todos os tipos de $$, paixão e tempo.
Datas, Preços e Trours
Como esses passeios do Historic Hudson Valley compreende prédios antigos e passeios ao ar livre, as casas não ficam abertas o ano todo. Vale checar as datas de funcionamento dessas “casas-museus”. A Kykuit fica aberta entre os meses de maio a novembro, variando os dias e horários dos tours de acordo com a temporada.
Os preços são variados e dependem de qual tour você escolhe fazer. Tem o Classic Tour com duração de aproximadamente 2h30 e você conhece o primeiro andar da casa, a galeria de arte deles, uma parte(grande) do jardim, a coxia, onde ficavam os cavalos, e sua coleção de carros. O passeio custa $25 dias de semana e $28 finais de semana(preço para adultos).
Tem também o Grand Tour com duração de 3h e compreende tudo do classic tour mais o segundo andar da casa e custa $40.
Tem o Landmark Tour com duração também de 2h30 e compreende a casa e em mais detalhes de todos jardins dessa imensa propriedade. Não inclui a visita a coxia com a coleção de carros e nem a galeria de artes. O tour custa $25 dias de semana e $28 finais de semana(preços de adulto).
A opção TimeSaver são para os apressadinhos -hehe- pois tem a duração de 1h30 e compreende a casa e uma parte do jardim. Não inclui a coxia nem a galeria de artes. Os preços também variam de $25 dia de semana e $28 finais de semana(preços de adultos).
Existe também o Gardens and Sculpture Tour mas essa opção é apenas para grupos fechados com 18 pessoas e com hora marcada antecipadamente. O custo é de $23 por pessoa.
Como chegar
A casa Kykuit está localizada no village de Sleepy Hollow. O centro de visitante fica localizado em Philipsburg Manor, uma outra casa pertencente ao conjunto do Historic Hudson Valley e de lá tem um ônibus shuttle que leva ate a casa de Kykuit(incluído no preço e o tempo de duração do passeio).
Para os turistas de Manhattan, só pegar o trem Metro North na Grand Central para a cidade de Tarrytown(aproximadamente 36 min) e chegando na cidade é só pegar um táxi para Philipsburg Manor (aproximadamente 5 min).
Agora uma dica para quem vai pegar o trem Metro North, o Kykuit oferece um descontinho de $5 dólares na admissão da casa. Mas vale lembrar que você tem que comprar o ingresso online e comprar o ticket de ida e volta do Metro North NO DIA do passeio da casa. E aí apresentar o ticket do trem no centro de visitante para eles comprovarem as datas e então reembolsar $5 dólares no cartão de crédito ou debito que foi feita a compra.
Gente, vale muito a pena fazer esse passeio! É um pouquinho da cultura Norte-americana que poucos conhecem e fora que a vista da casa é super legal. Vale conferir também as outras casas do conjunto, quem sabe faço um outro post sobre as outras casas! 😉
Para mais informações: http://www.hudsonvalley.org/historic-sites/kykuit
*Carol, gostaria de agradecer pela oportunidade em compartilhar dicas maravilhosas com o #viajandosemmedo. Muito obrigada!
Ah e se vocês quiserem conhecer outras atrações, shows e passeios porNova York. Compre os ingressos com antecedência para evitar filas em R$, sem IOF, e em 6x sem juros ou em até 12x no cartão.
4 Comments
Adorei! Vou à NY agora em maio e fiquei super curiosa pra conhecer. Tomara que dê tempo.
Vai dar tempo sim! =) #vamostorcer
Querida adorei sua dica e fiquei interessada em visitar a casa dos Rockfeller, mas estou com dificuldade de como comprar pq qdo clico em “Grand Tour Gift Certificate” para comprar os bilhetes (pq somos um grupo de 10) a tela fica branca e não processa. Vc pode me dar alguma dica ou e-mail que possa efetuar a compra?? Meu e-mail é janicemattoso@gmail.com
Janice, isso pode estar ocorrendo devido ao seu navegador. Já tentou com outro navegador ?
bjs