Please assign a menu to the primary menu location under menu

Viajando Sem Medo

Conhecendo Morretes de Trem saindo de Curitiba

Post:
Compartilhe:

Nossa última visita ao Paraná visitamos a cidade de Morretes saindo de Curitiba, e aqui conto tudo para vocês como foi a minha experiência conhecendo Morretes de Trem por Curitiba.

Se você está indo para Curitiba, não deixe de visitar Morretes, você vai conhecer uma cidade linda, cercada por muitas montanhas, rios, cachoeiras e ainda fazer um passeio sensacional de trem pela Serra do Mar e provar o prato mais típico do Paraná, o Barreado! Imperdível.

Morretes fica pertinho de Curitiba, a uns 70 km, então dá pra fazer um bate e volta. Mas a região tem muitas atrações, se você curte aventura, vale passar um tempo a mais por lá e escalar o Pico do Marumbi, fazer a trilha do Caminho do Itupava, conhecer a cachoeira do Salto dos Macacos, fazer um bóia cross no rio Nhundiaquara entre outras atrações super radicais.

 O passeio de trem pela Serra do Mar  é maravilhoso, um dos passeios mais famosos de trem do Brasil. A construção da estrada de ferro foi uma obra prima da arquitetura e só foi concluída em 5 anos passando por diversos túneis, viadutos, pontes, passando por paisagens incríveis. 

O passeio é bem longo, leva umas 3h30 ou quase 4h mas vale a pena, passa por trechos preservados da Mata Atlântica, por represas, cachoeira Véu da Noiva, com visuais lindos.

Pela manhã o trem sai bem cedinho da rodoferroviária no centro de Curitiba, às 8:15h, fizemos o trajeto de ida de van e a volta de trem. Saímos pela van no mesmo horário que o trem sai para almoçarmos em Morretes e a volta fizemos o percurso de trem.

Primeira parada foi ao Sítio Serra do Mar – a Serra do Mar é uma feição geomorfológica originada a partir de uma escarpa da falha com mais de 1000km de extensão largura de 5 a 10 km e desnível de 1000m, atingindo o limite máximo de 1969m no pico do Paraná, entre a Serra da Graciosa e a Serra do Ibitiraquire. O visual não ajudou muito, estava frio e pegamos muita neblina.

Segunda parada antes de chegarmos a Morretes foi no Parque Temático Hisgeopar, um espaço totalmente diferente representando toda a história e geografia do estado com réplicas fiéis de engenhos, moinhos, serrarias. A história do trem e da ferrovia Paranaguá – Curitiba com seus maiores destaques: túneis, ponte de São João e o Viaduto do Carvalho, a Barragem de Itaipu Binacional (maior usina Hidrelétrica do mundo) submergindo as Sete Quedas (maior cachoeira em volume de água do mundo). 

Chegamos a Morretes fomos logo almoçar para dar tempo, e depois curtir a cidade para retornar a Curitiba, o almoço escolhido foi no Restaurante Madalozo, tradicional da região. 

Escolhemos por degustar o mais típico prato paranaense, o Barreado, feito de carne que é cozida por umas dez horas, é servido com farinha de tapioca ( a mistura do caldo com farinha ) faz um pirão, o prato inclui banana da terra e arroz e salada. 

A maioria dos restaurantes oferece também a opção de frutos do mar.

Passeando pela cidade de Morretes, o centro é bem pequeno com diversos casarões históricos, lojinhas de artesanatos, restaurantes, lugares incríveis para curtir o rio Nhundiaquara.

A dica é aproveitar o centro e comprar delícias típicas da região, para quem curte banana são a bala de banana, a banana chips e também a pinga de banana!

Na volta pegamos o trem mais ou menos 15hs (próximo ao centro de Morretes) a procura de paisagens lindíssimas composta por vários rios e montanhas, chegamos no centro de Curitiba as 19hs. 

Não tem trem todos os dias, na maior parte do ano, só sexta, sábado, domingo e feriados. Os diários são apenas durante a alta temporada (jan, fev, boa parte de julho e dezembro). E em outubro e novembro tem às quintas.

Dica Sem Medo: Se você optou por fazer o trajeto de volta de trem, a dica é sentar ao lado direito quando você entrar, as paisagens são mais conquistadoras e belíssimas.
Se você optar fazer o trajeto da ida, sentar ao lado esquerdo.

O passeio possuem diversas categorias, mas tem vagões bem mais luxuosos e mais caros.
Dica Sem Medo: O trajeto é super longo, o mesmo da ida é na volta. A dica é pegar o trem só para ir ( ou para voltar), e fazer o outro trajeto de van/bus. É mais rápido, mais barato e economiza tempo.

Quer ter uma experiência diferente em Curitiba, entre em contato conosco! Solicite uma cotação.

Não esqueça das dicas sem medo.

Reserve o seu Hotel no nosso parceiro Booking


Não deixe de fazer o seu seguro viagem e viaje tranquilo.
Utilizando o nosso código promocional (VIAJANDOSEMMEDO5), você ganha 5% de desconto.


Fique conectado em toda sua viagem com Chip Internacional.
Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio roteiro da sua viagem.
A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Está sem mala para viajar? Com Aluguel de malas da GetMalas você não precisa se preocupar com nada, a mala chega na sua casa limpa dias antes da sua viagem.

Postado por:
Olá! Seja Bem Vinda Viajando Sem Medo. Organizamos a sua viagem do início ao fim. Juntas vamos planejar o seu próximo destino. Aqui, todos viajam sem medo, vem com a gente se você ama viagens com experiências diferentes. A sua viagem te espera, e o Viajando Sem Medo te ajuda!

4 Comments

Deixe seu comentário