Helsínquia ou Helsinque, com mais de 620 mil habitantes, é a maior cidade da Finlândia. Está localizada na parte meridional, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo. Preparado para conhecer a capital da Finlândia?
Decidi ficar 3 dias na cidade. Achei pouco e voltei para casa com a sensação de que poderia ter ficado mais tempo. É uma cidade diferente do que estamos acostumados a ver, mas nem por isso é um lugar sem atrativos. Helsinque tem shoppings, museus interessantes, igrejas lindas, restaurantes e muitos parques.
É uma cidade extremamente organizada e moderna, além de ser considerada uma das mais estáveis do mundo. Helsinque possui alguns dos melhores índices de qualidade de vida. Dizem até que tem a melhor água e o ar mais puro.
O foco principal da minha viagem foi visitar Rovaniemi, mas todos os vôos fazem conexão em Helsinque. Então, resolvi explorar a capital da Finlândia. Semanas antes de embarcar, por coincidência ou destino, teve uma edição do Globo Repórter, na Rede Globo, contando as experiências da capital. Confesso que não me agradou muito o programa e fiquei um pouco desanimada. Porém, assim que cheguei, a cidade me surpreendeu de uma tal forma que me encantei logo e já estou programando uma nova viagem.
Está organizando sua viagem para Europa? Não esqueça seu seguro viagem, aproveite o nosso desconto e viaje com segurança!
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”viajandosemmedo5″ show_logo=”false”/]
Hotel
Escolhi um hotel bem no centro, pertinho de tudo para não perder tempo. Só tenha cuidado para não se assustar, a Finlândia é um país bem caro para se hospedar, tem que pesquisar bastante. Só depois de muito procurar encontrei o Glo Hotel Kluuvi, que fica localizado em uma área comercial ótima, recheada de restaurantes, lojas e shopping center. A vantagem é que ele fica, literalmente, dentro de um galeria (mini shopping).
A rede de hotéis GLO é finlandesa. Além deste onde me hospedei, existem outros na cidade, tais como o Glo Hotel Art, Glo Hotel Sello e uma unidade também na cidade de Espoo. Esse hotel superou todas as minhas expectativas. Era excelente e moderno, com quartos amplos e espaçosos que tinham desde sofá a banheiro com borda enorme blindex. Ah, e o melhor: o Wi-Fi é liberado sem custo adicional.
O que fazer?
Consegui visitar todos os pontos turísticos em um dia. Como meu hotel estava com uma localização boa, não tive problemas. Poucas coisas eram longe, mas deu para fazer tudo a pé, fazendo tudo no meu tempo.
Igreja Temppeliaukio
Uma igreja linda na Rocha, construída dentro de uma rocha de granito. Vista de fora parece uma igreja bem moderna, mas o interior parece que estamos dentro de uma cratera. Ela é super diferente com suas aberturas no teto, sem contar que toda a parede da igreja é de rocha. Tem como subir na rocha, pela escada que da acesso ao segundo andar, e de lá você chega bem perto do teto.
Para você não perder tempo com filas, adquira aqui o ingresso para a visitar a Igreja, vale a pena!
Catedral de Helsinque
Pertinho do hotel fica a Praça do Senado e a Helsingin Tuomiokirkko, que, além de ser um dos símbolos do país, é a principal igreja da cidade. Construída foi com um estilo neoclássico super elegante, com cúpulas verdes fazendo um belo contraste e rodeada pelos 12 apóstolos no teto. Isso sem contar com o charme das escadarias completamente cobertas de neve.
Um pouco mais adiante, fica a Praça do Mercado, que em finlandês é chamada de Kauppatori. Por lá estão localizados a Prefeitura e o Palácio Presidencial. Da Kauppatori saem barcos para alguns outros países escandinavos e a Rússia!
Desse ponto já conseguimos avistar a Catedral Ortodoxa Russa de Uspenski.
Estação Central
Da praça do Senado seguimos pelas elegantes ruas do centro da cidade até a Estação Central, que é um prédio bem bonito e merece ser visitado. Em seu entorno estão alguns edifícios comerciais no estilo de um shopping center, com algumas lojinhas ao redor.
Capela do Silêncio – Kampin Kappeli
Para o arquiteto finlandês Mikko Summanen, responsável pelo projeto, a intenção é que ao chegar ali a pessoa possa se isolar de tudo ao redor e entrar em sintonia com sua própria quietude.
Museu de Arte Contemporânea Kiasma
O Museu de Arte Contemporânea Kiasma exibe a coleção de arte da Galeria Nacional Finlandesa, fundada em 1990, com o objetivo de tornar a arte sempre reconhecida. O edifício que abriga o museu possui uma arquitetura moderna e foi a vencedora de um concurso para projetá-lo. As coleções incluem obras de mais de quatro mil artistas.
Sibellius Park Monument
Imaginem um parque enorme, lindo, completamente coberto de neve que abriga um dos monumentos mais famosos da cidade. Então, esse é Sibellius Park que é a casa do Sibellius Monument. O monumento é em homenagem ao compositor finlândes Jean Sibelius, e consiste em uma estrutura de 24 toneladas cujo design mostra cerca de 600 tubos de aço de órgãos estilizados. Embora tivesse como objetivo captar a essência da música do compositor, acabou gerando bastante polêmica porque poucas músicas de Sibelius foram criadas para serem tocadas em órgãos.
SkyWheel – Conhecendo Helsínquia de outra forma.
SyWheel é uma outra forma de conhecer Helsínquia, através de um passeio bem divertido. A maior roda de observação da Finlândia será o melhor de todos os lugares. De lá, você é capaz de ver as pessoas ficarem cada vez menores enquanto se sobe cada vez mais alto. Veja também os destaques da cidade de toda uma nova perspectiva, com uma paisagem linda demais. Vale ainda mais a pena se estiver coberta de neve.
Aproveite e garanta seu ingresso para não perder tempo com filas
Acesse esse link e confira outros passeios bem legais para fazer no verão por Helsinque.