Uma das principais dúvidas é qual moeda é melhor levar para o Atacama. Dólar, peso ou real? Vale a pena sacar dinheiro e levar em espécie? Qual a cotação em San Pedro? Dá para se virar com cartão de crédito? Para acabar com essas dúvidas e facilitar seu planejamento, decidi responder as perguntas e o que vale a pena.
Se a sua viagem fizer escala em Santiago, você ainda vai se perguntar “será que vale mais a pena trocar em Santiago do que em San Pedro? O que eu faço?”
Sinceramente, não vale a pena aproveitar o tempo de sua escala para ir ao centro de Santiago para trocar os reais por pesos chilenos. Assim como, também não vale a pena cogitar a possibilidade de trocar no aeroporto pois a cotação costuma ser a pior de todas.
Cheguei no Aeroporto, e agora?
Ao desembarcar no aeroporto de Calama, antes de chegar a San Pedro de Atacama, você não pode esquecer de fechar o transfer para São Pedro de Atacama, entre em contato conosco. Nós montamos toda a sua viagem do Atacama para você.
As casas de câmbio em São Pedro do Atacama ficam na rua Toconao, uma das ruas perpendiculares a Caracoles (principal via). Muitos são estabelecimentos onde também funcionam outro tipo de comércio, como lojinhas e etc. A maioria das casas de câmbio tem placas do lado de fora e ficam uma ao lado da outra. É super fácil entrar e perguntar a cotação para comparar preços entre elas. Todas aceitam real e dólar (dólar são mais chatos aceitarem, a nota tem que estar limpinha, lisa), e eles também trocam pesos bolivianos, pesos argentinos ou euro.
Qual moeda levar?
O real tem uma boa cotação, pode levar sem problemas. O dólar é uma moeda bem forte mas, como disse acima, são chatos de aceitar. Se você já tiver dólares em casa, ok! Mas, fora isso, acho que não vale a pena, não compensa. A dica sem medo: como é tão fácil trocar real por peso chileno, opte por essa opção. Eu levei um pouco de dinheiro quando sai do Brasil e fui trocando nas casas de câmbio, até para não ter que voltar com pesos para o Brasil.
O que você pode fazer para economizar mais ainda é consultar a cotação diária do dólar no site do Banco Central do Chile, na seção de indicadores, e também perguntar para a agência onde você fará os passeios qual a cotação utilizada.
Cotação Março 2019.
R$100,00 – 16.600 Pesos Chilenos.
R$300,00 – 450 Pesos Bolivianos.
Cartão de crédito em São Pedro de Atacama, vale a pena?
Usei algumas vezes o cartão de crédito. Hotéis, restaurantes, agências e até mesmo lojas de artesanato costumam ter a maquininha, embora alguns possam cobrar um valor adicional para utilizá-la. Entretanto, não deixe de avaliar as condições do seu banco e verificar se vale a pena utilizar o cartão no Atacama. Ah, e não esqueça de habilitar o “uso no exterior” para uma emergência.
Caixas Eletrônicos no Atacama?
Em ultima opção, você também pode utilizar os caixas eletrônicos que ficam na rua Gustavo Le Paige, próximo à praça e do BCI, na esquina das ruas Caracoles e Vilama, ambos com caixas eletrônicos. Os saques também resultam na cobrança extra de 6,38% do IOF.
Além disso, cada vez que você retira dinheiro é necessário pagar uma taxa da Redbanc, sistema interbancário dos caixas eletrônicos chilenos, dependendo do banco.